Psicomotricidade
Além dos aspectos físicos
O trabalho diário de psicomotricidade potencializa todo o aprendizado. Além dos aspectos motores, ele é essencial para o desenvolvimento intelectual e afetivo da criança.
Todos os dias as crianças se exercitam em circuitos diferentes e criativos que trabalham padrões de movimentos diferenciados por idade, como: engatinhar, arrastar, saltar, pular e equilibrar-se.
Com frequência, as dificuldades de aprendizado estão relacionadas a alguma deficiência do desenvolvimento psicomotor.
A Psicomotricidade é chave para interação entre pensamento e movimento, organização temporal, consciência corporal, lateralidade, motivação e atenção.
Essa atividade contribui para a organização cerebral por meio da interação entre corpo, movimento e inteligência. Essa integração harmônica favorece a formação de conexões neuronais, pois o cérebro está pronto para receber e estruturar os estímulos adequados ao período sensitivo da criança.
Os resultados são vistos em todas as dimensões do aluno, desde o seu desenvolvimento físico, passando por sua autoestima, relações sociais até o amadurecimento cognitivo, que se revela por meio da leitura, do raciocínio lógico-matemático e da grafia.